Grupo de extrema direita invade sede da OIM em Roma

ROMA, 04 MAI (ANSA) - Membros do movimento italiano de extrema direita Força Nova invadiram nesta quinta-feira (4) um escritório da Organização Internacional para as Migrações (OIM) em Roma.   

Algumas dezenas de manifestantes ocuparam a área externa da sede e estenderam uma faixa contra as ONGs que fazem resgates no mar Mediterrâneo. Além disso, acenderam sinalizadores e insultaram um imigrante que estava entrando no escritório.   

A sede da OIM na capital italiana é justamente a responsável por coordenar a resposta da entidade à crise migratória na região.   

"Mesmo não sendo uma ONG e não desenvolvendo atividades de socorro no Mediterrâneo, reiteramos a importância de salvar vidas e condenamos com firmeza as acusações contra aqueles que se empenham nas operações de socorro no mar", declarou o diretor do escritório, Federico Soda.   

Nas últimas semanas, movimentos ultranacionalistas e populistas voltaram suas armas contra as ONGs que resgatam imigrantes, acusando-as de serem financiadas por traficantes de seres humanos e de incentivar a imigração ilegal à Itália.   

Suas críticas encontram respaldo no procurador da República em Catânia, Carmelo Zuccaro, que abriu uma investigação sobre o tema e, embora ainda não tenha provas, já disse que algumas entidades "podem" estar sendo bancadas por criminosos. Sua postura provocou questionamentos no meio político italiano e o levou a ser convocado para se pronunciar no Parlamento.   

Entre 1º de janeiro e 23 de abril de 2017, mais de 36,8 mil deslocados externos desembarcaram em solo italiano pelo mar Mediterrâneo, contra 25,3 mil no mesmo período do ano passado, um crescimento de 45%, segundo dados da própria OIM. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos