'Vitória de Le Pen seria um perigo', diz embaixador da UE

SÃO PAULO, 05 MAI (ANSA) - Por Beatriz Farrugia - O embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho, disse nesta sexta-feira (5) que uma vitória da candidata nacionalista francesa, Marine Le Pen, nas eleições presidenciais de domingo (7) seria "um perigo para o mundo".   

Em um evento na Fiesp dedicado ao acordo comercial entre UE e Mercosul, Cravinho admitiu que um triunfo de Le Pen impossibilitaria a assinatura do tratado, o qual é negociado desde 1999 e que deve ser concluído neste ano, mas com ratificação somente em 2019.   

"Eu não tenho a mínima expectativa de que essa candidatura vingue. Na hipótese teórica de ela vencer, seria impossível ter um acordo UE-Mercosul. Mas, pior do que isso, muitas outras coisas seriam impossíveis, haveria uma desconstrução daquilo que a UE construiu ao longo de muitas décadas. Seria um perigo para a França, seria um perigo para a Europa, seria um perigo para o mundo", comentou.   

Le Pen, candidata da Frente Nacional, promete tirar a França da zona do euro caso seja eleita presidente no próximo domingo. Ela concorre com Emmanuel Macron, do Em Marcha!. "Ela é da extrema direita, da antiglobalização, de uma força que não víamos na Europa havia 60 anos", comentou.   

Por outro lado, o embaixador negou que a saída do Reino Unido da UE, o chamado "Brexit", afetará as negociações com o Mercosul, que podem estar em suas fases finais. "Para nós, o Brexit já é um tema digerido. Vamos ter os próximos dois anos de negociações, mas há uma certeza em Bruxelas de não permitir que o Brexit seja nossa única obsessão", afirmou.   

"Temos que, simultaneamente, intensificar as relações e acordos com países em outras partes do mundo. O Brexit não será uma distração para o acordo entre UE e Mercosul. O Brexit tem até nos obrigado a pensar no nosso futuro, a identificar o projeto europeu", comentou Cravinho. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos