Empresas e hospitais da Europa são alvos de ciberataque

LONDRES, 12 MAI (ANSA) - Diversas empresas e hospitais de vários países da Europa, entre Espanha, Inglaterra e Portugal, informaram que foram alvos de ataques cibernéticos nesta sexta-feira (12).   

Os equipamentos de informática teriam sido infectados com um vírus do tipo "ransomware", que bloqueia os arquivos. No entanto, não informações de que os hackers tenham tido acesso a dados pessoais.   

O governo espanhol divulgou um comunicado em que aponta o ciberataque em várias companhias do país, entre elas a empresa de telecomunicações Telefónica. O ministério da Energia confirmou que "o ataque afetou pontualmente equipamentos de informática de trabalhadores de várias empresas".   

Em comunicado, o ministério afirmou que "o ciberataque não compromete a segurança dos dados nem se trata de um vazamento de dados".   

O Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido também informou ter sido vítima do ataque. Vários hospitais do país afirmaram que os vírus causaram o cancelamento de consultas e atendimentos. O "ransomware" é um pequeno programa, que se oculta em um arquivo de aparência inofensiva. Uma vez infectado, o usuário não pode ter acesso a seus arquivos enquanto não pagar um resgate. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos