Operação da PF investiga fraude em empréstimo do BNDES à JBS

SÃO PAULO, 12 MAI (ANSA) - A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (12) a Operação Bullish para investigar fraudes e irregularidades em aportes concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) à J&F Investimentos, proprietária do frigorífico JBS.   


De acordo com o comunicado da PF, os empréstimos foram realizados através da subsidiária BNDESPar, a partir de junho de 2007. Os aportes tinham como objetivo a aquisição de empresas frigoríficas no valor total de R$8,1 bilhões. Desta forma, a suspeita é que o BNDES tenha favorecido a J&F.   


Segundo a PF, as operações de gastos de recursos públicos foram feitas sem as garantias e sem a exigência de prêmio contratualmente previsto. Isso teria gerado prejuízos de R$ 1,2 bilhão aos cofres públicos. Além disso, essas transações foram executadas após a contratação da empresa de consultoria do ex-ministro Antonio Palocci, preso pela Operação Lava Jato e investigado na Bullish.   


A Operação busca cumprir 37 mandados de condução coercitiva, sendo 30 no Rio de Janeiro e sete em São Paulo, além de 20 mandados de busca e apreensão, sendo 14 no Rio e seis em São Paulo. Há buscas na casa de Joesley Batista, do J&F, e na residência de Luciano Coutinho, ex-presidente do BNDES. Joesley é alvo de um mandado de condução coercitiva, mas o empresário estava fora do país antes da operação e não há informação se a medida foi cumprida. No entanto, a Justiça negou um pedido de prisão do empresário.   


Além dos mandados de condução coercitiva e de busca e apreensão, a Justiça decretou a indisponibilidade de bens de pessoas físicas e jurídicas suspeitas de participar direta ou indiretamente da composição acionária do grupo investigado.   


(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos