Correção-'Mundo precisa de França forte',diz Macron em posse

PARIS, 14 MAI (ANSA) - O novo presidente da França, Emmanuel Macron, tomou posse neste domingo (14) e ressaltou que o atual momento político do mundo necessita de uma "França forte".   

"O mundo e a Europa precisam mais do que nunca da França, de uma França forte. No dia 7 de maio, os franceses escolheram o espírito de conquista. Há a necessidade de uma França que saiba inventar o futuro", disse ao ser empossado na cerimônia no Palácio do Eliseu.   

Continuando com o discurso, o novo mandatário ressaltou que essa força só surgirá se o povo puder "prosperar".   

"A França é um modelo para o mundo somente se for exemplar.   

Juntos, daremos o exemplo de um povo que sabe afirmar seus valores e seus princípios, aqueles da democracia e da República", disse em uma indireta à candidata derrotada por ele no segundo turno das eleições, Marine Le Pen, líder da extrema-direita francesa. O novo líder do governo venceu com mais de 60% dos votos válidos.   

Como promessa, Macron destacou que sua "primeira exigência será restituir aos franceses a confiança em si mesmos, que por muito tempo foi enfraquecida". "O trabalho será liberado, as empresas serão apoiadas, a criação e a inovação estarão no centro das minhas ações", acrescentou.   

Terminando o breve discurso, o representante do Em Marcha afirmou que quer "reconciliar e unir os franceses" e prometeu que "não irá ceder sobre nenhum dos compromissos" assumidos durante a campanha eleitoral.   

Macron, 39 anos, tornou-se o mais jovem presidente francês da história desde Napoleão Bonaparte e substituirá o socialista François Hollande, que sai com uma baixíssima aprovação popular.   

Em seu mandato, a França sofreu uma série de atentados terroristas e muitos protestos por conta de uma reforma da Previdência e trabalhista.   

Durante toda a cerimônia, Macron esteve sozinho e seguiu para uma série de eventos formais, como uma homenagem no local do soldado desconhecido, que lembra todos que morreram em guerras pela França, e passeou em carro aberto. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos