Merkel tem 3ª vitória consecutiva em eleições regionais

BERLIM, 14 MAI (ANSA) - O partido da chanceler alemã Angela Merkel, o União Democrata-Cristã (CDU) conquistou sua terceira vitória consecutiva nas eleições regionais que ocorrem da Alemanha.   

Dessa vez, a união com a União Social Cristã (CSU), conquistou 34,5% dos votos na Renânia do Norte-Vestfália, de acordo com dados de boca de urna divulgados pela "ZDF". Seu maior "rival", o Partido Social-Democrata (SPD) de Martin Schulz conquistou 30,5% dos votos, seguido por 12% dos Liberais e 7,5% da sigla de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AFD).   

Com os resultados, a coalizão CDU-CSU deve governar a região pelos próximos cinco anos, na localidade mais populosa da Alemanha, e reduto do governo socialista nos últimos 50 anos (apenas com uma exceção). A Renânia do Norte-Vestfália é o último pleito regional antes das eleições legislativas de setembro e serve como um bom termômetro para a disputa nacional.   

Antes da localidade, o CDU já tinha alcançado vitórias em Schleswig-Holstein e em Saarland, confirmando o favoritismo de Merkel para o pleito do dia 24 de setembro.   

Após a derrota, que ainda não foi oficializada, Schulz destacou que o seu partido "perde e vence junto" e que essas "eleições devem nos fazer pensar o que precisamos mudar daqui até Berlim".   

"Tivemos 17 mil novos inscritos, nós convencemos um monte de pessoas que vale a pena. Precisamos fazer esse país ser mais justo e defender a Europa dos populistas", acrescentou Schulz.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos