Topo

Norte-americanos celebram 100 anos do nascimento de JFK

29/05/2017 20h34

BOSTON, 29 MAI (ANSA) - Os Estados Unidos comemoraram nesta segunda-feira (29) o centenário do nascimento do ex-presidente John F. Kennedy, assassinado em 22 de novembro de 1963, aos 46 anos.   

Considerado uma das figuras mais icônicas da política norte-americana, Kennedy recebeu diversas homenagens ao longo do dia, que também marca o "Memorial Day" ("Dia da Memória"), que relembra todas as pessoas que morreram lutando pelas Forças Armadas dos EUA.   

O deputado Joe Kennedy III, sobrinho-neto do ex-presidente, discursou em uma cerimônia em Washington e disse à agência "Associated Press" que muitos de seus colegas entraram na vida pública por causa de JFK.   

Já a Biblioteca Presidencial John F. Kennedy, em Boston, fez uma festa de aniversário com direito a bolo e a presença da Marinha.   

Na última sexta-feira (26), o local já havia inaugurado uma mostra com 100 objetos originais do ex-mandatário.   

Kennedy foi presidente dos EUA de janeiro de 1961 até ser assassinado, em 22 de novembro de 1963, durante uma carreata em Dallas, no Texas. Ele estava em carro aberto e foi baleado por Lee Harvey Oswald, morto a tiros por um transeunte dois dias depois enquanto era transferido de cadeia.   

O crime e o consequente assassinato de seu autor viraram tema de diversas teorias conspiratórias ao longo dos anos, apontando para um suposto complô para matar Kennedy e para a inocência de Oswald, que seria apenas um bode expiatório. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.