Topo

UE autoriza Vivendi a ter controle da Telecom Italia

30/05/2017 14h05

BRUXELAS, 30 MAI (ANSA) - A Comissão Europeia aprovou nesta terça-feira (30) que o grupo francês Vivendi detenha o controle da Telecom Italia, maior empresa italiana de telecomunicações e dona da TIM.   

No entanto a Vivendi terá de abrir mão da cota de 70% da Telecom na Persidera, principal operadora de redes de transmissão televisiva na Itália. O grupo francês é o maior acionista individual da Telecom, com 23,94% das ações, mas também possui 28,8% do grupo de comunicação Mediaset, do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi.   

Esse posicionamento fez com que a Autoridade para a Garantia nas Comunicações da Itália (Agcom) determinasse, em abril passado, que a Vivendi se desfizesse de suas ações em uma das duas empresas para evitar um monopólio no mercado de redes televisivas, onde a Mediaset também possui uma presença significativa.   

O grupo recorreu à Comissão Europeia, que emitiu sua decisão nesta terça-feira. Segundo o poder Executivo de Bruxelas, a Vivendi poderia impor preços majorados aos canais que desejassem usar os sistemas de transmissão da Persidera ou da Mediaset, já que os outros "atores ativos no mercado não representam uma alternativa sustentável".   

"Como consequência, os canais televisivos teriam de arcar com custos maiores para alcançar seu público na Itália", diz o comunicado da Comissão Europeia. Ainda de acordo com Bruxelas, a Vivendi se comprometeu a ceder a cota da Telecom na Persidera.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.