Topo

Pesquisa indica que May não terá maioria no Parlamento

31/05/2017 14h05

ROMA, 31 MAI (ANSA) - O que antes parecia uma vitória certa está se tornando uma grande dor de cabeça para a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May. Uma pesquisa do instituto YouGov divulgada nesta quarta-feira (31) mostrou que o Partido Conservador, liderado pela premier, pode perder quase 20 cadeiras na Câmara dos Comuns nas eleições gerais de 8 de junho.   

Se isso acontecer, a legenda passará dos atuais 330 deputados para 311, ficando a 15 de garantir a maioria absoluta no Parlamento, o que seria uma catástrofe para May. Já o Partido Trabalhista pode ganhar 26 assentos, passando de 229 para 255 deputados.   

A sondagem foi divulgada pelo jornal "The Times", que, no entanto, pediu para o público ter "prudência" ao analisar os resultados, já que as margens de erro são bastante elevadas. "O que importa é a votação de 8 de junho, quando os eleitores poderão escolher quem desejam como líder", rebateu a primeira-ministra, entrevistada pela emissora "Sky News".   

Segundo o YouGov, os conservadores têm 41% das intenções de voto, contra 38% dos trabalhistas. Mas o voto legislativo no Reino Unido é distrital e majoritário, ou seja, a popularidade de cada partido pode não se refletir necessariamente em representatividade no Parlamento.   

Em 2015, por exemplo, o Partido pela Independência do Reino Unido (Ukip), de extrema direita, recebeu 12% dos votos, mas elegeu apenas um deputado. As eleições de 8 de junho foram convocadas pela própria May, que tenta alcançar uma vitória contundente para ganhar força nas negociações sobre o rompimento com a União Europeia.   

Por isso, caso não obtenha a maioria absoluta no Parlamento, a primeira-ministra pode se ver enfraquecida para tratar os termos do chamado "Brexit". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.