Festival redescobre cidades 'tesouros' da Itália

MASSA LUBRENSE, 1 JUN (ANSA) - Por ocasião do Dia da República, a Itália vai realizar o "Voler Bene all'Italia" ("Querer bem a Itália", em tradução livre), Festival das Pequenas Cidades, entre o dia 2 e 4 de junho. Organizado pela associação ambientalista italiana Legambiente, o evento tem o objetivo de explorar as pequenas cidades espalhadas por todo o país, principalmente seus castelos, monumentos, gastronomia e arte.   


Diverso municípios aderiram à iniciativa e durante o próximo fim de semana vão realizar visitas guiadas, abrir às portas de monumentos históricos e explorar a arte, natureza e arquitetura das regiões. Confira os principais municípios italianos a serem explorados: Lido Marini, na província de Lecce, em Salento: Com cerca de 25 mil habitantes, "Marini Li", como é conhecida, está localizada na ponta extrema da península. Desde os tempos da antiga Roma, a cidade tem sido um importante destino para os viajantes. As águas cristalinas e a abundante vida selvagem dá a este pequeno município uma riqueza inestimável tanto pela natureza como pelo turismo.   


Loano, na província de Savona, na Ligúria: Com uma oferta turística variada, a cidade de Loano proporciona passeios em cavernas, com belas paisagens naturais, assim como em igrejas históricas. Entre os principais destinos estão a Catedral de San Giovanni Battista, erguida entre 1603 e 1608, o castelo de Doria e o convento de Monte Carmelo.   


Maiori, na província de Salerno, na Campania: Localizada no Golfo de Salerno, esta antiga aldeia possui praias invejáveis e um centro histórico inestimável. Diversos pontos turísticos serviram de cenário para produções do diretor italiano Roberto Rossellini.   


Marina di Grosseto, na província de Grosseto, em Toscana: Esta vila marítima é especialmente popular entre aqueles que procuram por praias e férias relaxantes. Além disso, outras atrações podem ser exploradas na região como a "Pineta del Tombolo", para os amantes da natureza, e "Os vinhos della Maremma", onde é possível degustar os melhores queijos e vinhos da região.   


Massa Lubrense, na província de Nápoles, em Campania: Trilhas, sítios arqueológicos, praias, castelos antigos e vistas deslumbrantes fazem desta cidade um dos destinos imperdíveis.   


Nas 18 aldeias que compõe a região, há ruas estreitas e charmosas, longos trechos repletos de oliveiras e plantação de limão, que exalam um perfume intenso pelas vias, inclusive em todo verão é possível participar da Festa do Limão.   


Noto, na província de Siracusa, na Sícilia: Entre os principais pontos turísticos desta pequena cidade estão o Palácio dos Bispos, a bela Catedral de San Nicolò e igrejas antigas do século 18. Além disso, em todo ano, no mês de maio, Noto é a sede da famosa Festa da Flor, onde a cidade é coberta por um tapete de flores feitas por artistas, que criam um tema diferente em cada edição. San Felice Circeo, na província de Latina, em Lazio: Praias, águas cristalianas e grutas marinhas são as principais atrações desta pequena aldeia. Além disso, San Felice é considerada uma cidade antiga com igrejas encantadoras. Entre os principais locais para fazer uma visita estão a Torre e o Convento dos Templários e a Villa di Marco Emilio Lepido.   


Stintino, na província de Sassari, em Sardenha: Localizada na ponte noroeste de Sardenha, esta pequena cidade é repleta de praias exuberantes e com águas cristalinas. Entre as mais visitadas estão a " La Pelosa", que tem vista para o Golfo.   


O "Museu della Tonnara" também é um dos destinos imperdíveis, onde é possível saborear deliciosas sobremesas. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos