Nutella consegue impedir campanha contra óleo de palma

BRUXELAS, 02 JUN (ANSA) - O grupo italiano Ferrero, dono da marca de creme de avelãs Nutella, conquistou uma importante vitória na Justiça da Bélgica nesta sexta-feira (2).   

A Corte de Apelação de Bruxelas ordenou que a rede varejista belga Delhaize tire de circulação uma campanha publicitária que anuncia sua marca de creme de avelãs como sendo certificada "sem óleo de palma", produto mais conhecido no Brasil como azeite de dendê.   

O tribunal inverteu a sentença dada em primeira instância, em 2015, e ainda determinou uma multa de 25 mil euros por cada violação, com um limite de 1 milhão de euros. Segundo a Ferrero, a campanha é "enganosa" e tem como objetivo "denegrir [sic]" a imagem da Nutella, que possui óleo de palma em sua composição.   

Os juízes da Corte de Apelação de Bruxelas afirmaram que a Delhaize fez comparações "ilegais", já que não são "comprováveis", para convencer o público de que seu creme de avelãs seria mais saudável que o da Ferrero.   

"É particularmente importante notar que o tribunal confirmou que é ilegal afirmar que um produto sem óleo de palma é melhor para a saúde ou o meio ambiente em relação ao produto que contém óleo de palma", diz um comunicado da empresa italiana.   

A Ferrero já foi acusada de prejudicar o meio ambiente ao explorar azeite de dendê, inclusive pela ex-ministra da Ecologia da França Ségolène Royal, que chegou a pedir o boicote à Nutella para evitar o desmatamento de florestas tropicais.   

Na ocasião, a ONG ambiental Greenpeace se manifestou em defesa da Ferrero e disse que a companhia é uma das primeiras a anunciar uma política para encerrar o uso de óleo de palma fruto de desmatamento. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos