Urna com cérebro do padroeiro de Brasília é furtada na Itália

ASTI, 03 JUN (ANSA) - Ladrões invadiram a Basílica de Dom Bosco, no norte da Itália, e furtaram a urna contendo o cérebro do santo que dá nome ao templo, San Giovanni Bosco (em português, São João Bosco), morto em 1888.   

A relíquia ficava atrás do "altar maior", na parte inferior da basílica, construída no lugar onde nascera o fundador da congregação dos salesianos, na cidadezinha de Castelnuovo Don Bosco. O furto teria ocorrido na noite da última sexta-feira (2).   

"Estamos muito tristes, mas também confiantes de que podem roubar uma relíquia, mas não podem roubar dom Bosco de nós e dos tantos peregrinos que visitam este lugar", afirmou dom Ezio Orsini, reitor da basílica, que chegou a fechar durante a manhã para investigações - o local onde ficava a urna continua interditado.   

"Convido quem subtraiu a relíquia a devolvê-la rapidamente, sem condições", declarou o arcebispo de Turim, Cesare Nosiglia, que também denunciou a "profunda miséria moral" do autor do crime. A Polícia suspeita de um furto encomendado, por impulso ou até de brincadeira. Nenhuma hipótese foi excluída, nem mesmo a de "satanismo".   

Dom Bosco foi proclamado santo em 1934 e também é um dos padroeiros de Brasília por supostamente ter profetizado que a capital federal seria uma "terra prometida" cheia de riquezas. O "pai" dos salesianos é venerado pelo papa Francisco, que dedicou a ele uma missa durante sua visita a Turim, em 2015, por ocasião dos 200 anos de seu nascimento.   

"Minha mãe e meu pai foram casados por um salesiano, um missionário da Patagônia proveniente de Lodi [norte da Itália] e que me ajudou muito em minha vocação", disse o Pontífice na época. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos