Topo

3 pessoas estão em estado grave após pânico coletivo em Turim

04/06/2017 11h42

TURIM, 04 JUN (ANSA) - Pelo menos três pessoas continuam internadas em estado grave por causa de ferimentos provocados na confusão na praça San Carlo, em Turim, onde a torcida da Juventus se reunia para assistir à final da Liga dos Campeões da Europa, no último sábado (3).   

A lista inclui um menino internado no hospital infantil Regina Margherita com traumatismo craniano. Segundo dados da Província de Turim, 1.527 indivíduos foram atendidos após o pânico coletivo, a maioria absoluta com ferimentos leves, como cortes ou hematomas.   

A Procuradoria da República na capital do Piemonte abriu um inquérito para apurar as causas da confusão, mas há duas suspeitas. A primeira é de é que o barulho e o susto provocados pela queda da grade da escada de um estacionamento subterrâneo na praça San Carlo tenha gerado o corre-corre. A segunda é de que o pânico tenha sido deflagrado por rojões disparados acidentalmente, embora os vídeos que mostram o momento do incidente não tenham revelado nenhum barulho de foguete.   

De qualquer maneira, as autoridades dizem que a confusão foi causada por "uma multidão dominada pelo pânico e pela psicose de atentados terroristas". A Europa vem sendo alvo constante de ataques extremistas, como o que ocorreu poucos minutos depois, em Londres, deixando sete pessoas mortas, mas até aqui a Itália permanece incólume ao terror jihadista.   

"Estávamos sentados em frente ao telão quando fomos literalmente investidos pela multidão. Conseguimos escapar, tivemos sorte, mas o medo é tanto que ainda agora as pernas tremem. Começamos a correr, pensávamos que era um atentado", contou o jovem Giovanni, morador de Milão que estava na praça para acompanhar a partida. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.