Bispos venezuelanos acusam Maduro de manipular imagem do Papa

CARACAS, 7 JUN (ANSA) - O arcebispo de Caracas, cardeal Jorge Urosa Savino, acusou nesta quarta-feira (7) o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de manipular a imagem do papa Francisco perante o povo venezuelano.   

De acordo com Savino, o mandatário "quer apresentar o Papa como um amigo do governo", mas os bispos venezuelanos querem "rejeitar essa manipulação" para demonstrar que a Igreja Católica no país "está com o povo venezuelano, que está sofrendo muito, e estamos muito unidos ao Santo Padre".   

Em entrevista à "Rádio Vaticana", Savino falou sobre o encontro entre os religiosos venezuelanos e o Pontífice, que ocorre nesta quinta-feira (8), e disse que a visão que a Conferência Episcopal da Venezuela levará a Jorge Mario Bergoglio é de que Maduro "perdeu o apoio popular".   

Criticando a convocação de uma Assembleia Constituinte pelo mandatário, o cardeal destacou que Maduro quer "implantar um sistema totalitário, comunista, materialista e militarista" na Venezuela, que se opõe aos interesses de "todos, especialmente, dos mais pobres".   

Para o arcebispo, o caminho para que o país saia da crise política, econômica e social é aquele apontado pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, em dezembro do ano passado: criar um corredor humanitário para a comida e os medicamentos, restituir os poderes plenos do Parlamento, libertar os prisioneiros políticos e estipular um calendário eleitoral democrático.   

"A comunidade internacional deve entender e ver que a situação, dia após dia, torna-se mais crítica, mais violenta, onde as pessoas morrem de fome. E precisa fazer que o governo entenda que ele precisa resolver esses problemas e que, se necessário, deve renunciar e marcar as eleições para ter um novo presidente", concluiu Savino.   

O arcebispo de Caracas nunca escondeu sua postura contrária ao governo de Maduro e chegou a ter uma de suas missas interrompidas durante o período da Páscoa por grupos pró-governo. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos