Pela 1ªvez,4 universidades italianas estão entre as melhores

ROMA, 8 JUN (ANSA) - Pela primeira vez, quatro universidades italianas estão entre as 200 melhores do mundo segundo uma das classificações internacionais mais importantes do assunto, a QS World University Ranks.   


As quatro instituições escolhidas são o Politécnico de Milão, que aparece na 170ª colocação; a Universidade de Bolonha, na 188ª posição; a Scuola Superiore Sant' Anna e a Scuola Normale Superiore, ambas de Pisa e no 192º lugar. No topo do ranking se encontram quatro universidades norte-americanas. Na primeira colocação está, pelo sexto ano consecutivo, o Massachussetts Institute of Technology, o famoso MIT. Já no segundo lugar aparece a Universidade de Stanford, em terceiro continua a Universidade de Harvard e em quarto se encontra o California Institute of Technology (Caltech).   


Nesta edição, no entanto, outras instituições do Estados Unidos e do Reino Unido perderam terreno, enquanto outras faculdades da Rússia, Austrália, Cingapura, China e Índia subiram posições. Na lista, foram analisadas 4.388 universidades e, destas, 956 foram incluídas nela de acordo com vários critérios, como opiniões dos acadêmicos, quantidade de recursos dedicados ao ensino e à pesquisa, número de docentes e de estudantes.   


Comentando os dados das instituições italianas, o responsável pela pesquisa pela QS (Quacquarelli Symonds), Bem Sowter, disse que "a Itália é um país extraordinário" e que espera que "a classe dirigente decida incrementar o investimento para as universidades e para a pesquisa". "Favorecer a troca entre os pesquisadores e parar a preocupante emigração de jovens mentes brilhantes é fundamental para aumentar a competitividade do país", afirmou Sowter. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos