PF prende mafioso italiano da 'ndrangheta em São Paulo

SÃO PAULO, 9 JUN (ANSA) - A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (9) o mafioso italiano Vicenzo Macri em ação no Aeroporto Internacional de Guarulhos. No momento, ele está detido na sede da PF em São Paulo.   

Macri, que pertence ao clã homônimo da máfia da Calábria, 'ndrangheta, era alvo de um "alerta vermelho" da Interpol e é acusado de crimes de tráfico de drogas. Segundo a PF, o italiano usava uma identidade falsa venezuelana com o nome de Angelo De Giacomo.   

"O preso tinha a função de resolver assuntos internos da organização mafiosa, reunindo e transmitindo informações importantes e vitais no eixo Siderno Marina - Gioiosa Jonica - Canadá - Holanda", informa a PF em nota oficial.   

Macri era uma das peças-fundamentais em uma organização criminosa de tráfico de drogas internacional, que transportava principalmente cocaína e haxixe do Marrocos, da Holanda e da República Dominicana e enviava através de contêineres para a Itália.   

Ainda de acordo com a Polícia, após a detenção, será iniciado um processo de extradição do Brasil para a Itália através da Justiça.   

A 'ndrangheta é hoje um dos maiores grupos mafiosos da Itália, "rivalizando" com a Camorra, a máfia de Nápoles. Apesar de ser "menos famosa", a organização está espalhada para muito além do tráfico internacional de drogas e sua detecção é muito difícil.   

Atualmente, estima-se que existam seis mil membros mafiosos na Itália e outros 60 mil espalhados por mais de 30 países diferentes. Além de atuar no tráfico, já foram encontrados membros das 'ndrines, como são conhecidos os clãs do grupo, em organizações estatais, em denúncias sobre manipulação de resultados esportivos e até ligados à gestão de recursos para a imigração.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos