Boca de urna na Itália aponta derrota de partido opositor

ROMA, 11 JUN (ANSA) - Os primeiros resultados de boca de urna nas eleições em mais de mil cidades italianas neste domingo (11) mostram que o partido antissistema Movimento Cinco Estrelas (M5S) perdeu força e está fora da disputa do segundo turno nas principais cidades em disputa.   

De acordo com pesquisa Ipr Marketing-Istituto Piepoli para a emissora "RAI", o maior partido opositor da Itália não conseguiu ir para o segundo turno das quatro maiores cidades: Parma, Verona, Gênova e Palermo. Em Parma, o atual prefeito, Gianni Crivello (centro-esquerda) e Marco Bucci (centro-direita) estão na liderança com cálculos entre 33% e 37% para ambos.   

Em Verona, a disputa está entre três candidatos Orietta Salemi (centro-esquerda), Patrizia Bisinella (Lista Cívicas) e Federico Sboarina (centro-direita) lutam para ir para o segundo turno. Em Gênova, a "cidade" do líder do M5S, Beppe Grillo, também derrotou o "grilismo". Gianni Crivello, da centro-esquerda, tem entre 33-37%, e Marco Bucci, de centro-direita, que também tem entre 33% e 37%, decidirão o segundo turno. Já em Palermo, o prefeito Leoluca Orlando aparece com 39-43% dos votos na pesquisa. Se o resultado acima de 40% for confirmado, ele já conseguiu se reeleger sem a necessidade de um segundo turno.   

Também em cidades menores, o M5S perdeu força. Em Áquila, Americo Di Benedetto (centro-esquerda) tem 46-50% e Pierluigi Biondi (centro-direita) tem 30-34%%. Em Catanzaro, o candidato Sergio Abramo, de centro-direita, tem entre 31-35% e Nicola Fiorita (Cívica) tem 30-34%. Já o candidato de centro-esquerda, Vincenzo Ciconte tem 27-31%.   

Ao todo, 1.004 cidades foram às urnas neste domingo, sendo que pouco mais de 170 podem ter segundo turno. No último resultado da afluência, quatro horas antes do fim do pleito, mais de 42% dos italianos tinham votado. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos