Premiada pela ONU, prefeita de Lampedusa perde eleições

ROMA, 12 JUN (ANSA) - Premiada em abril por sua gestão na crise migratória, a prefeita de Lampedusa e Linosa, Giusi Nicolini não foi reeleita nas eleições municipais deste domingo (11).   

A atual líder municipal ficou na terceira colocação, com 24% dos votos, e perdeu o cargo para Salvatore Martello, que obteve 40% e que volta ao posto 15 anos depois de ser prefeito.   

Nicolini, que faz parte da secretaria nacional do Partido Democrático (PD) e foi premiada em 19 de abril com o prêmio Félix Houphouët-Boigny, dado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) às pessoas ou instituições que tenham contribuído para a promoção da paz.   

De acordo com a Unesco, desde a eleição da prefeita em 2012, ela "se distinguiu por sua grande humanidade e seu empenho constante na gestão da crise dos refugiados e de sua integração após a chegada de milhares de refugiados à costa de Lampedusa".   

Além disso, em outubro do ano passado, Nicolini foi uma das mulheres "símbolo da excelência italiana" que acompanhou o então premier Matteo Renzi no último jantar de gala dado pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.   

Por sua vez, Martello já foi prefeito da cidade italiana, que recebe o maior fluxo de imigrantes que tentam a travessia pelo Mar Mediterrâneo há anos, por duas vezes e encerrou seu último mandato em 2001. Na segunda colocação, ficou Filippo Mannino com 29%.   

Em entrevista ao jornal "Corriere della Sera", o novo líder prometeu "mudar tudo" na gestão da crise migratória e acusou Nicolini de querer aparecer muito por conta dos imigrantes, acusando-a de "ladra de medalhas". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos