'C9' do Papa estuda formas de descentralizar a Cúria

CIDADE DO VATICANO, 16 JUN (ANSA) - A descentralização do clero foi o tema da 10ª cúpula do C9, o conselho de nove cardeais formado pelo papa Francisco para debater a reforma da Cúria Romana.   

O colegiado se reuniu entre os dias 12 e 14 de junho, na presença do líder católico, e discutiu formas de desburocratizar as instâncias de decisão dentro da Igreja.   

Segundo o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Greg Burke, uma das ideias examinadas prevê que bispos e conferências episcopais locais tenham permissão para autorizar que um diácono permanente viúvo se case novamente ou seja ordenado sacerdote.   

Atualmente, essas prerrogativas são da Congregação para o Clero, dicastério da Cúria Romana responsável pela análise de todas as matérias relativas a padres e diáconos. De acordo com Burke, as medidas foram avaliadas no âmbito de uma "sadia descentralização" da Igreja.   

Ao contrário de sacerdotes, os diáconos podem se casar e têm a função de ajudar nas tarefas pastorais e ministeriais. O C9 também estudou uma proposta para submeter candidatos a bispo a uma "consulta mais ampla" e que inclua "laicos e membros da vida consagrada".   

O objetivo final do conselho é escrever uma Constituição Apostólica para substituir a "Pastor Bonus", promulgada por João Paulo II em 1988. Sua próxima e 11ª sessão acontecerá entre os dias 11 e 13 de setembro. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos