Fifa abre investigação contra Juventus pela venda de Pogba

ZURIQUE, 21 JUN (ANSA) - A Fifa confirmou nesta terça-feira (21) que abriu uma investigação contra a Juventus por conta de irregularidades na transferência de Paul Pogba ao Manchester United em 2016.   


O clube inglês vinha sendo averiguado, mas conseguiu escapar das investigações. Os grandes alvos são a Velha Senhora e o agente do jogador francês, Mino Raiola, que teria atuado como "terceira parte" na negociação.   


Desde 2015, a Fifa proíbe que um agente ou uma empresa tenham qualquer tipo de participação na venda de um atleta, sendo as conversas restringidas apenas entre os dois clubes interessados.   


Em 2016, o Manchester United comprou Pogba da Juventus por 105 milhões de euros (R$ 388,5 milhões), sendo a transferência mais cara já realizada por um clube de futebol inglês.   


Porém, no meio das investigações, o que chamou a atenção da Fifa, foi a quantia que Mino Raiola recebeu de comissão após as negociações, mais de 49 milhões de euros (R$ 181,3 milhões.   


Dos 105 milhões de euros recebidos pelo clube bianconero, 27 milhões foram para Raiola e seu grupo, a Topscore Sports limited, segundo acordo firmado com o CEO da Juventus, Giuseppe Marotta. Por sua vez, o Manchester United concordou com o agente e resolveu pagar 19,4 milhões, divididos em cinco parcelas até 2020. Outros 2,6 milhões foram pagos pelo próprio clube inglês, mas a quantia foi repassada para uma outra agência de Raiola, a Uuniqq Sarl, que possui sede em Mônaco.   


Revelado em 2012 pelo Manchester United, Pogba não teve seu contrato renovado na Inglaterra e assinou sem custos com a Juventus. O francês se destacou no futebol italiano em quatro temporadas na Velha Senhora. Em maio de 2016 foi repatriado pelos Red Devils. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos