UE dará 1 bilhão de euros para obras pós-terremotos na Itália

BRUXELAS, 21 JUN (ANSA) - A Comissão Europeia dará 1,2 bilhão de euros (R$ 4,4 bilhões) para a reconstrução das cidades afetadas por uma série de terremotos em 2016, anunciou a entidade nesta quarta-feira (21).   

"O fundo europeu de solidariedade garantirá à Itália 1,2 bilhão de euros para a cobertura dos danos causados pelos terremotos. É o valor mais elevado que a Comissão já propôs desde a criação do fundo", informou a comissária europeia para os Assuntos Regionais, Corina Cretu.   

Segundo a comissária, o dinheiro previsto ajudará também na reconstrução da Basílica de San Benedetto, que fica em Norcia, e que acabou se tornando um símbolo da destruição causada pelos tremores do mês de outubro do ano passado.   

Em 2016, o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional teve suas regras alteradas para permitir que os recursos pudessem ser utilizados sem uma contrapartida das nações que o solicitassem em casos de desastres naturais.   

E, desde o último terremoto, os europeus se comprometeram a participar ativamente da reconstrução das cidades afetadas. A série de sismos deixou 333 mortos e mais de 23 bilhões de euros em danos na Itália.   

- Valor para a cultura: No mesmo dia em que a UE anunciou o montante para a Itália, um acordo de 1,5 milhão de euros foi fechado entre o Ministério dos Bens Culturais da Itália e o governo da região de Marcas, uma das mais afetadas pelos tremores.   

O valor será destinado exclusivamente para o setor da cultura, sendo dividido com associações e governos locais. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos