Em contra-ataque, jornal publica 'todas as mentiras' de Trump

NOVA YORK, 26 JUN (ANSA) - Acusado constantemente de publicar "notícias falsas" pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o jornal "The New York Times" resolveu contra-atacar e publicou "todas as mentiras" ditas pelo mandatário desde o dia de sua posse, em 21 de janeiro.   

Chamado de "Trump's Lies, the definitive list" ( "As mentiras de Trump, a lista definitiva, em tradução livre), o jornal publicou todas as frases, os dias em que elas foram faladas e até uma média de quantas mentiras ou histórias falsas foram ditas pelo atual líder da Casa Branca.   

A primeira delas, de acordo com o "NYT", foi dita no dia da posse. "Eu nunca fui um fã do Iraque. Eu nunca quis que fossemos ao Iraque", disse o mandatário no dia 21 de janeiro. "Ele apoiou a invasão antes de se opor a ela", escreveu o jornal.   

As frases seguem uma ordem cronológica e vão desde promessas de campanha infudadas até o uso de dados "duvidosos" por ele. A última delas foi no dia 21 de junho. "Agora mesmo, nós somos uma das nações com a mais alta tributação", ao que o jornal escreve "nós não somos".   

Após citar todas as falas "falsas", o "NYT" fala que a campanha do atual presidente foi "surgiu em uma mentira", a de que o ex-líder de Washington Barack Obama não havia nascido nos EUA.   

"Não há nenhum precedente para um presidente norte-americano ter falado tantas inverdades por tanto tempo. Todo presidente colocou sombras na verdade ou falou fatos ampliados ocasionalmente. Nenhum outro presidente - de ambos os partidos - teve um comportamento como Trump está tendo", diz o jornal.   

Desde sua campanha eleitoral, o republicano "declarou guerra" a alguns dos maiores veículos de imprensa dos EUA, que tem uma postura mais ligada ao Partido Democrata, acusando-os de publicar notícias falsas ou inventar coisas sobre ele. Seja através do Twitter ou através de pronunciamentos oficiais, Trump constantemente acusa emissoras, jornais e sites de "fake news".   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos