ANSA, AFP e DPA lançam site europeu com jornalismo de dados

BRUXELAS, 3 JUL (ANSA) - A agência de notícias italiana ANSA, a francesa AFP e a alemã DPA lançaram nesta segunda-feira (3) um site com informações e dados de opinião dos europeus, o European Data News Hub (EDNH).   

O objetivo do portal é informar e recolher as opiniões do público sobre os temas "mais quentes" da atualidade europeia - desde a crise migratória ao 'Brexit' e do terrorismo às mudanças climáticas - colocando à disposição de todos as notícias e os dados para compreender melhor o que ocorre no continente.   

A plataforma está disponível em cinco idiomas - italiano, inglês, francês, alemão e espanhol - e oferece o conteúdo de maneira gratuita. Todas as informações são disponibilizadas de maneira multimídia sendo compostas por textos, fotos, vídeos e infográficos.   

Em breve, o site da sociedade Datenfreunde GmbH (OpenDataCity) começará a lançar uma série de pesquisas de opiniões sobre os principais temas de interesse europeu tratados no EDNH, sendo que os veículos de mídia poderão usar e contribuir com essa ação.   

O site é independente do ponto de vista editorial das agências e foi realizado graças às contribuições colocadas à disposição, por meio de uma licitação internacional, pela Comissão Europeia.   

A ANSA, AFP e DPA distribuirão os conteúdos do site em suas redes de alcance, atingindo um público mundial que inclui jornais, TVs, rádios, smartphones, outros sites e bancos de dados, além de instituições públicas e órgãos internacionais.   

No futuro, a plataforma quer incluir outros especialistas em "datajournalism" com o objetivo de torná-la ainda mais completa e informativa. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos