Cidade espanhola denuncia italianos por bombardeios em 1937

MADRI, 18 JUL (ANSA) - A cidade de Durango, no País Basco, denunciou nesta terça-feira (18) 46 pilotos da Aeronáutica da Itália por crimes contra a humanidade em bombardeios realizados durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).   

Os militares faziam parte da Aviação Legionária Italiana, expedição enviada pelo ditador fascista Benito Mussolini para dar apoio ao general Francisco Franco, que venceria o conflito e governaria a Espanha até sua morte, em 1975.   

Os 46 pilotos são acusados de bombardear a população civil de Durango entre 31 de março e 4 de abril de 1937, deixando cerca de 340 mortos e centenas de feridos. Os ataques também destruíram boa parte da cidade, que hoje tem aproximadamente 30 mil habitantes.   

Poucas semanas antes, bombardeios similares por parte de fascistas italianos e nazistas alemães já haviam provocado um massacre em outra cidade basca, Guernica y Luno, episódio imortalizado em uma pintura de Pablo Picasso.   

Segundo a denúncia de Durango, o ataque ocorreu "no âmbito de uma intervenção militar estrangeira sem declaração de guerra".   

Ao todo, os aviões italianos despejaram 281 bombas e 14 toneladas de explosivos sobre o município.   

O objetivo da ação, de acordo com a advogada da Prefeitura de Durango, Anais Franquesa, é "abrir um procedimento penal que reconheça a verdade dos fatos, gere uma reparação e ative uma pressão política para que o governo italiano peça perdão por esses bombardeios ilegais". Franquesa quer a criação de uma comissão internacional para pedir que o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) da Itália informe se os denunciados, caso estejam vivos, recebem algum tipo de pensão ou aposentadoria. Não se sabe a idade dos pilotos à época dos ataques, mas hoje é provável que eles tenham mais de 100 anos, na hipótese de ainda não terem morrido.   

A denúncia foi apresentada ao Tribunal de Durango, que agora decidirá se a aceita ou não. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos