Polícia prende suspeito de aliciar jovens para 'Baleia Azul'

SÃO PAULO, 18 JUL (ANSA) - A Polícia Civil do Rio de Janeiro coordenou nesta terça-feira (18) uma operação com outro oito estados para encontrar um dos suspeitos de aliciar jovens para o jogo "Baleia Azul", que propões desde a automutilação até o suicídio.   


No Rio, a polícia cumpriu um mandado de prisão contra Matheus Moura da Silva, 23 anos, apontado pelas investigações como um dos "curadores" do jogo. Além disso, foram apreendidos dezenas de celulares e computadores que os investigadores acreditam mostrarão quem são os organizadores do jogo no país.   


Através de 50 desafios, que culminam com o suicídio, o "Baleia Azul" instiga os adolescentes, sendo a maioria com menos de 16 anos, a cometer desde a automutilação, o isolamento, entre outras atividades perigosas. Se algum deles tentar parar e desistir dos desafios, é ameaçado de morte pelos "curadores".   


Desde o ano passado, dezenas de casos foram notificados. Segundo os líderes da investigação, a busca de hoje foi uma corrida contra o tempo para salvar as crianças e adolescentes. Em coletiva de imprensa, a delegada Daniela Terra afirmou que muitos jovens já foram encontrados "muito marcados" e foram encaminhados para atendimento psicológico profissional. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos