Em 7 dias,Itália tem incêndios mais devastadores que em 2016

ROMA, 19 JUL (ANSA) - Os incêndios florestais que atingiram a Itália nos últimos sete dias foram mais devastadores que os registrados no ano de 2016, informou nesta quarta-feira (19) o Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS).   

De acordo com o relatório "Ecomáfia"realizado pela associação Legambiente, de 8 a 15 de julho, os incêndios florestais afetaram 27.167 hectares, enquanto que em 2016, no ano inteiro, as chamas atingiram pouco mais de 27 mil hectares.   

Ao todo, do início do ano até o último sábado (15), o território italiano sofreu uma destruição de 52.374 metros quadrados devido aos diversos focos de incêndios. Destes, 34.956 m² foram queimados apenas nos primeiros 15 dias do mês de julho, segundo o EFFIS.   

Ainda de acordo com o documento, na semana passada na Itália havia 122 grandes incêndios, em mais de 30 hectares. Já no início do mês foram registrados 176 focos pequenos e 272 em grandes proporções. Entre 2008 e 2016, no mesmo período, houve uma média de 48 incêndios. Além disso, na mesma época, a média de grandes incêndios registrados em um ano foi de 170.   

Os incêndios que têm atingido diferentes regiões do país "são frequentemente reusltado de atos criminosos, puníveis com forte determinação e grande severidade", afirmou o presidente da República, Sergio Mattarella.   

No ano passado, a Itália registrou 25.889 crimes ambientais, o que representa 71 atos ilícitos por dia - cerca de três por hora, revelou um relatório da Legambiente.   

Há cerca de duas semanas, diversos incêndios atingiram as cidades italianas. Além de alguns serem de origem criminosa, o tempo seco e os fortes ventos ajudam a propaar rapidamente as chamas. Ao menos duas mortes foram registradas por conta do fogo. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos