Ama a Itália? Saiba onde curtir 10 festas italianas no Brasil

SÃO PAULO, 25 JUL (ANSA) - Por Luciana Ribeiro - Com a imigração para a América do Sul entre 1880 e 1930, os italianos chegaram ao Brasil trazendo na bagagem suas próprias influências. Para manter os costumes vivos, eles começaram a organizar festas típicas que exploravam a cultura, gastronomia e tradições do país europeu.   


Desde então, estas influências passaram a conquistar espaço na rotina dos brasileiros e são encontradas em diversos eventos inspirados na Itália. Confira as principais festas realizadas pelo Brasil durante todo o ano: Festa Incanto Trentino Realizada pela primeira vez em outubro de 1988 em Nova Trento, em Santa Catarina, a festa é organizada anualmente no mês de agosto e celebra as tradições e costumes do povo italiano. Neste ano, será realizada do dia 3 até 6 de agosto.   


Idealizada pelo Circolo Trentino de Nova Trento, o evento é uma das homenagens às belezas de Trentino Alto Ádige, região de onde saíram os primeiro imigrantes italianos, em 1875.   


Festa no Juventus Um dos clubes mais famosos de São Paulo, o Atlético Juventus, localizado na Mooca, traz a tradição italiana para a cidade no dia 19 de agosto. O jantar dançante reunirá dois tenores italianos e tem custo de R$150,00.   


Festa de Nossa Senhora Achiropita A típica festa é realizada no bairro do Bixiga, uma das regiões que mais abriga imigrantes italianos em São Paulo. Entre 5 de agosto e 3 de setembro, aproximadamente 30 barracas oferecem os principais pratos típicos do país europeu aos visitantes na 91ª edição da festa. A entrada é gratuita.   


Festa de San Gennaro A Festa de San Gennaro traz o melhor da cultura italiana para a região da Mooca, na zona leste de São Paulo, entre os meses de setembro e outubro. No evento, as ruas San Gennaro e Lins são tomadas por barracas que vendem a tradicional pasta italiana.   


Além disso, os apaixonados pela Itália poderão experimentar bebidas típicas e conhecer um pouco mais sobre a cultura do país. Festa de São Vito Esta celebração acontece tradicionalmente do dia 21 de maio a 3 de julho no Brás, em São Paulo. A festa italiana é organizada pela Associação Beneficente São Vito Mártir e reúne milhares de pessoas para comemorar o dia de São Vito, que é festejado no dia 15 de junho.   


Festa da Paróquia de Nossa Senhora de Casaluce Considerada a festa italiana tradicional mais antiga da cidade de São Paulo, a celebração acontece desde 1900 no Brás. O evento reúne cerca de 150 voluntários da comunidade que se dividem na organização da festa. São diversas barracas de comidas, bebidas e doces típicos italianos, inclusive com shows e apresentações gratuitas. Neste ano, a festa foi realizada entre 29 de abril e 28 de maio.   


Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul A festa na serra gaúcha é uma das tradições que a cidade insiste em manter a cada dois anos, no mês de fevereiro. A principal atração é o vinho produzido pelas vinícolas locais.   


A festa, que tem entrada gratuita, homenageia a chegada dos primeiros imigrantes italianos na região serrana. Durante o evento, a gastronomia e cultura italiana podem ser exploradas.   


Além disso, há a eleição da rainha e das princesas da Festa da Uva.   


Neste ano, a festa quebrou uma tradição de mais de duas décadas e adiou o evento para fevereiro de 2019, interrompendo a sequência de realização a cada dois anos.   


Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte A tradicional festa típica é realizada anualmente em 4 de junho para comemorar o dia da República da Itália, data mais importante do calendário italiano.   


O evento é organizado pela Associação de Cultura Ítalo-Brasileira do Estado de Minas Gerais (ACIBRA-MG) e ocorre em Belo Horizonte.   


A proposta é unir italianos, ítalos-descendentes e brasileiros em um só lugar para aproveitarem as tradições, hábitos, gastronomia e cultura do país europeu.   


Festitália de Blumenau Promovida pela Lira Circolo Italiano di Blumenau, a Festitália acontece tradicionalmente no mês de julho e tem o objetivo de celebrar a enogastronomia e cultura do povo italiano.   


A comemoração surgiu em 1994 com o intuito de resgatar a paixão pelo país europeu. Desde sua primeira edição, o evento acontece na Vila Germânica e conta com a participação de conjuntos regionais. Neste ano, a festa aconteceu entre 14 e 23 de julho.   


Festa Italiana de São Caetano do Sul A festa é o evento mais tradicional de São Caetano do Sul e já passou da 20ª edição. A celebração é regada a comidas e bebidas típicas de diferentes cidades da Itália.   


Cada uma das 24 regiões do país europeu tem sua representação na maior festividade gastronômica e temática do ABC Paulista. A Comissão de Festejos da cidade é responsável por organizar a festa, que neste ano terá início no próximo dia 5 de agosto.   


(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos