Topo

Homenageando Lima Barreto, 15ª edição da Flip começa amanhã

25/07/2017 11h08

SÃO PAULO, 25 JUL (ANSA) - A 15ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que começa nesta quarta-feira (26) e vai até domingo (30), no Rio de Janeiro, homenageará o escritor carioca Afonso Henriques de Lima Barreto. A edição também se destaca por ser a primeira que terá o mesmo número de mulheres e homens na programação.   


O evento está sob a curadoria da jornalista Josélia Aguiar, que diversificou as mesas literárias para a 15ª edição, após a Flip receber muitas críticas pela falta de diversidade. Além do número de escritoras mulheres ter aumentado, também chama atenção a maior presença de autores negros que participará desta edição. Entre eles se destacam Marlon James, da Jamaica; Scholastique Mukasonga, de Ruanda; e o brasileiro Lázaro Ramos.   


A abertura da Flip será no auditório da Igreja da Matriz, considerada patrimônio histórico nacional. Terá como tema o escritor Lima Barreto, com direção de cena de Felipe Hirsch e as participações do ator Lázaro Ramos e da antropóloga brasileira Lilia Schwarcz. Todos os ingressos foram vendidos, no entanto, foram instalados 700 lugares cobertos extras no auditório da Matriz para que mais pessoas possam assistir de graça o evento por um telão. Além disso, pela primeira vez a Flip realizará transmissão pelo Facebook.   


A sessão de encerramento, no dia 30, será conduzida pela editora inglesa Liz Calder e se chamará "Livro de cabeceira", com os autores convidados lendo trechos de seus livros favoritos.   


(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.