Topo

Roma passa a controlar fluxo de turistas na Fontana di Trevi

25/07/2017 10h16

ROMA, 25 JUL (ANSA) - Começou nesta terça-feira (25) um período de testes para controlar o fluxo de turistas que visitam a famosa Fontana di Trevi em Roma, na Itália. A ideia da Prefeitura é de que o "trânsito local controlado" evite incidentes com o grande número de pessoas que visitam o monumento nesta época do ano.   


Duas associações de voluntariado da capital italiana, sob a supervisão de policiais e guardas municipais aposentados, começaram a atuar na fonte, entre às 9h e a meia-noite (hora local), em uma experiência que terá a duração de 80 dias. Caso a medida seja considerada positiva, ela será implantada permanentemente.   


De acordo com a Prefeitura, o controle vai evitar aglomerações e "eventuais comportamentos incompatíveis com a fruição do monumento".   


"Controlaremos, por exemplo, os turistas que quiserem comer próximo ao monumento ou mandaremos levantar quem senta na borda da fonte", disse o comandante da Polícia municipal, Diego Porta, ao jornal "La Repubblica". Ele ainda explicou que, em caso de alto fluxo de pessoas, eles começarão a agilizar a passagem.   


"Desta maneira, garantiremos que todos possam ter a melhor fruição do momento. Os turistas poderão jogar a moedinha, tirar uma foto de recordação e depois deverão deixar espaço para outro. Um pouco como acontece no Museu do Louvre perante o quadro da Mona Lisa de Leonardo Da Vinci", complementa Porta.   


O projeto na Fontana di Trevi é uma complementação de uma ordem executiva assinada pela prefeita, Virginia Raggi, em 12 de junho.   


Na medida, uma série de restrições e proibições atingem as principais fontes da "cidade eterna", como o veto ao consumo de alimentos ou o lançamento de objetos no local, bem como a proibição de banhos nas estruturas.   


A única exceção, obviamente, é a permissão do lançamento de moedas na Fontana di Trevi, uma tradição de dezenas de anos.   


(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.