Topo

Austrália descobre plano terrorista para derrubar avião

30/07/2017 14h14

ROMA, 30 JUL (ANSA) - A Polícia Federal da Austrália descobriu um plano terrorista que tinha como objetivo explodir um avião em pleno voo.   

Em uma blitz antiterrorismo em Sydney, cidade mais populosa do país, as autoridades prenderam quatro homens e encontraram material que seria utilizado para construir uma bomba caseira capaz de derrubar uma aeronave.   

Segundo o primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, a conspiração era bastante "elaborada". Após a operação, o governo determinou o aumento da segurança nos aeroportos do país.   

"Acreditamos que seja um terrorismo de inspiração islâmica, mas ainda precisamos investigar o que está por trás disso", declarou o delegado da Polícia Federal da Austrália Andrew Colvin, em entrevista à rede pública "ABC".   

As autoridades também não sabem ainda que tipo de avião os supostos jihadistas planejavam atacar. Ainda de acordo com a "ABC", 70 pessoas foram processadas desde 2014 por suspeitas de envolvimento com o terrorismo no país.   

A Austrália faz parte da coalizão que combate o grupo Estado Islâmico (EI) no Oriente Médio e já recebeu ameaças da milícia, apesar de não estar entre seus alvos preferidos, como França e Reino Unido. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.