Putin ordena expulsão de 755 funcionários dos EUA

MOSCOU, 31 JUL (ANSA) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou a expulsão de 755 diplomatas norte-americanos do país, como retaliação às novas sanções aprovadas por Washington contra Moscou. Putin decidiu reduzir a 455 o número de funcionários dos Estados Unidos em território russo e ameaçou dizendo "tem um grande espectro" de possibilidades para responder ao último pacote de sanções. "Temos muito a dizer e a fazer em vários âmbitos de cooperação bilateral, com medidas que prejudicariam os EUA. Mas não acredito que devamos fazê-lo. Atualmente, sou contra", disse o líder do Kremlin.   

Porém, Putin insinunou que, "se o dano ocasionado à Rússia pelas tentativas de pressioná-la chegar a ser equiparável às consequências negativas por restringir nossa cooperação, estudaremos novas medidas". "Esperamos muito tempo para ver se algo melhorava, tínhamos essa esperança. Pelo visto, porém, se algo mudar, não será em breve", afirmou Putin, demonstrando pessimismo com uma melhora nas relações com os EUA.   

Na semana passada, o Congresso dos EUA chegou a um acordo para aprovar um novo pacote de sanções contra a Rússia devido à suposta interferência de Moscou nas eleições presidenciais de 2016, além da crise na Ucrânia. O pacote foi negociado a contragosto do presidente Donald Trump, que havia sinalizado a intenção de aliviar as sanções a Moscou.   

Mas o staff do republicano já anunciou que ele sancionará as novas restrições.   

Em respota, a Rússia prontamente decidiu reduzir o número de funcionários do governo norte-americano em seu território. Com apenas 455 representantes dos EUA, a Rússia igualará ao número de seu staff em solo americano. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos