Florença fará exposição com obras-primas do Renascimento

ROMA, 01 AGO (ANSA) - De Michelangelo a Rosso Fiorentino, passando por Andrea del Sarto, Jacoppo Pontorno e Agnolo Bronzino: o esplendor do século 16 estará no centro de uma grande exposição de arte no Palazzo Strozzi, em Florença, na Itália, entre 21 de setembro e 21 de janeiro de 2018.   


Serão apresentadas ao público cerca de 70 obras que colocarão em primeiro plano a produção de alguns dos mais celebrados maestros de todos os tempos, em um confronto entre a "maneira moderna" e a Contrarreforma, o sacro e o profano, na efervescência cultural que floresceu na Corte dos Médicis.   


Após as mostras muito elogiadas de Bronzino, em 2010, e de Pontorno e Fiorentino, em 2014, a exposição "O Século XVI em Florença" fecha a "trilogia" do Palazzo Strozzi. Com curadoria de Carlo Falciani e Antonio Natali, a mostra conta uma época extraordinária de desenvolvimento intelectual, marcada por feitos de relevância histórica.   


As 70 "obras-primas" que serão apresentadas incluem desenhos e esculturas e foram selecionadas para testemunhar ao máximo o clima cultural da época. Os curadores recorreram ao desenvolvimento de uma linha histórica cronológica e temática, na qual além de Michelangelo, Pontorno e Rosso Fiorentino, aparecem peças magistrais de Giorgio Vasari, Jacopo Zucchi, Santi di Tito e dos escultores Giambologna, Bartolomeo Ammannati e Vincenzo Danti.   


A mostra será uma excursão às artes fiorentinas que chegarão até o ano de 1550, quando foi publicada a edição de "Vidas", de Giorgio Vasari, e que compreenderá o "Dio Fluviale" de Michelangelo e a "Pietà di Luco" de Andrea del Sarto. A escultura de Michelangelo, inclusive, será exposta pela primeira vez ao público após mais de 50 anos. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos