Itália estreia avançado detector de ondas gravitacionais

ROMA, 01 AGO (ANSA) - Começou a funcionar nesta terça-feira (01) em Cascina, na Itália, o Super Virgo, o maior captador de ondas gravitacionais já produzido.   

Considerado uma versão melhorada do Virgo, que é um interferômetro projetado para detectar as movimentações, ele faz parte do Observatório Gravitacional Europeu (EGO), onde a Itália participa com o Instituto Nacional de Física Nuclear (INFN). O Super Virgo trabalha em conjunto com as duas antenas do detector norte-americano LIGO, que estão localizadas em Livingston e Hanford. E os três funcionarão em conjunto até o dia 25 de agosto, quando devem passar por manutenção. O próximo passo do projeto, segundo os especialistas, é ampliar o número de antenas com uma rede que terá bases no Japão e na Índia.   

A partir de agora, será possível não só detectar ondas gravitacionais, mas também identificar a região do céu de onde ele vem porque o novo detector observa um volume do universo 10vezes maior que sua versão anterior.   

Para Gianluca Gemme, responsável pelo experimento, o funcionamente da Super Virgo é uma grande conquista para as pesquisas no setor. "Marca um grande passo em frente para o programa de pesquisas sobre ondas gravitacionais, estamos finalmente prontos para coletar novos dados e estamos ansiosos para analisá-los", comentou.   

Já o coordenador do projeto da Super Virgo, Giovanni Losurdo, diz que é possível comparar a introdução do equipamento com a criação do telescópio de Galileu Galilei. "Com a Super Virgo em funcionamento, temos uma rede mundial de reveladores de ondas gravitacionais. Esperamos novas e importantes descobertas nos próximos anos", concluiu. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos