UE recebe 27 candidaturas para sediar agências pós-Brexit

BRUXELAS, 01 AGO (ANSA) - O Conselho Europeu anunciou nesta terça-feira (1) que recebeu 27 propostas relativas a 23 cidades europeias para sediar duas agências da entidade após a saída do Reino Unido do bloco econômico, o chamado "Brexit".   

A Agência Europeia para Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) e a Autoridade Bancária Europeia (EBA) tem sede, atualmente, em Londres. As duas entidades precisarão deixar a cidade britânica até 2019, quando serão encerradas as negociações do "Brexit".   

A EMA recebeu o maior número de propostas, 19, e a EBA recebeu outras oito solicitações.   

Para a primeira estão na disputa a cidade de Milão (Itália), Amsterdã (Holanda), Atenas (Grécia), Barcelona (Espanha), Bonn (Alemanha), Bratislava (Eslováquia), Bruxelas (Bélgica), Bucareste (Romênia), Copenhague (Dinamarca), Dublin (Irlanda), Helsinque (Finlândia), Lille (França), Porto (Portugal), Sófia (Bulgária), Estocolmo (Suécia), Malta, Viena (Áustria), Varsóvia (Polônia) e Zagreb (Croácia).   

Já para ser sede da EBA, estão na disputa por Bruxelas, Dublin, Viena e Varsóvia (candidatas também ao EMA), além de Frankfurt (Alemanha), Paris (França), Praga (República Tcheca) e Luxemburgo.   

Após uma reunião entre os líderes dos 27 Estados-membros da União Europeia, ficaram definidos quais serão os seis critérios para a escolha das duas novas sedes.   

A cidade precisará fornecer garantias de que a agência comecará operar imediatamente após a saída do Reino Unido, a existência de escolas para os filhos dos funcionários, o acesso ao mercado de trabalho e a assistência médica para familiares dos funcionários, a continuidade operacional do serviço e uma boa localização geográfica.   

A Comissão Europeia anunciará as pré-selecionadas no dia 30 de setembro e a decisão final foi agendada para novembro com o voto dos 27 representantes que estarão no Conselho dos ministros de Assuntos Gerais. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos