Câmara e Senado autorizam missão naval italiana na Líbia

ROMA, 2 AGO (ANSA) - A Câmara dos Deputados e o Senado da Itália aprovaram nesta quarta-feira (2) em três votações a missão naval italiana em águas da Líbia para ajudar na gestão da crise migratória.   

Entre os deputados, a medida recebeu 328 votos a favor e 113 contrários. Já os senadores aprovaram as duas resoluções sobre o tema apresentadas para votação. Aquela redigida pela maioria na Casa recebeu 191 votos a favor e 47 contra e a feita pelo Força Itália, partido de oposição, recebeu 170 "sim", 33 "não" e 37 abstenções.   

Com isso, um navio para a logística e um patrulheiro darão apoio à Guarda Costeira da Líbia, operando em acordo com as autoridades de Trípoli. Os militares poderão usar a força "de maneira limitada, gradual e proporcional", respondendo se forem atacados.   

"Não está prevista nenhuma lesão à soberania líbia. O nosso objetivo é aquele de reforçá-la", disse a ministra da Defesa da Itália, Roberta Pinotti, em defesa do projeto nesta terça-feira (1).   

Pinotti explicou que o um navio de reconhecimento partirá para a Líbia "para entender as exigências daquele governo" e "levará as equipes de nossos oficiais que deverão conversar com seus colegas líbios".   

A Itália, com isso, fará com que a missão "Mare Sicuro" ("Mar Seguro") torne-se bilateral, aumentando o monitoramento nas águas do Mar Mediterrâneo.   

Os portos italianos recebem milhares e milhares de imigrantes ilegais vindos dos portos líbios, por conta da proximidade territorial entre o país e as ilhas italianas. O governo de Roma tenta reduzir esse fluxo migratório, estabelecendo uma série de acordos e pedindo que a União Europeia debata mais sobre a crise migratória. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos