Mattarella promete acelerar reconstrução após terremotos

AMATRICE, 2 AGO (ANSA) - O presidente da Itália, Sergio Mattarella, visitou nesta quarta-feira (2) as cidades de Amatrice e Arquata del Tronto, na região central do país, e prometeu que as obras de reconstrução pós-terremoto serão aceleradas.   

As duas localidades foram devastadas por um série de terremotos no dia 24 de agosto e ainda sofrem com a falta de estrutura causadas pelos tremores.   

"Foram dados passos adiante encorajadores, mas naturalmente, eles não cancelam nada daquilo que ocorreu, aquilo que falta e as lacunas que existem. Há tantos outros passos para fazer com velocidade. Estaremos sempre próximos a vocês", disse Mattarella durante a visita.   

O presidente ainda foi questionado sobre a retirada dos restos das construções, escombros e materiais destruídos, uma das fases mais atrasadas da reconstrução das cidades.   

"Foram retirados os escombros públicos porque é mais fácil e não é necessária a autorização de privados. Agora, aqui em Lazio, houve um grande acordo com importantes fundos para tirar todos os restos e, em uma breve perspectiva, isso será feito", ressaltou o mandatário sem informar prazos.   

Nas duas cidades, Mattarella se reuniu com os prefeitos de Amatrice, Sandro Pirozzi, e com o de Arquata, Aleandro Petrucci, e ouviu as principais necessidades e dificuldades tanto para moradores como para a administração pública local.   

Essa é a sétima vez que o presidente da Itália visita as cidades castigadas pelos terremotos que deixaram cerca de 300 mortos no ano passado. Apesar do alto número de viagens, Mattarella prometeu que "voltará" aos locais mais de uma vez porque "não os deixará sozinhos". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos