Oposição pede ao STF que garanta manifestação de Janot

SÃO PAULO, 2 AGO (ANSA) - Cinco deputados de partidos de oposição protocolaram nesta quarta-feira (2) no Supremo Tribunal Federal (STF) um mandado de segurança no qual pedem que seja dada a possibilidade de manifestação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no plenário da Câmara.   


Na última terça-feira (1), a oposição apresentou uma ordem ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, questionando o rito de votação da denúncia, que concedeu 25 minutos para a manifestação da defesa de Temer, mas não previu nenhuma manifestação de Janot, autor da acusação.   


Os autores do mandado de segurança pedem que se "determine ao Presidente da Câmara dos Deputados (...) que inclua a possibilidade de manifestação oral do Procurador-Geral da República, autor da peça acusatória, por tempo idêntico àquele de que disporá a defesa do Sr. Presidente da República".   


No entanto, Maia negou a questão e afirmou que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) já encaminhou parecer contra a denúncia. De acordo com o pedido ao STF, os deputados Glauber Braga, Alessandro Molon, Carlos Zarattinni, Alice Portugal e Júlio Delgado argumentaram que Maia agiu de maneira inconstitucional ao negar a solicitação.   


No mandado de segurança, os parlamentares pedem urgência na concessão de liminar. A ministra Rosa Weber, do STF, foi designada relatora do pedido. No momento, os deputados discursam na sessão esperando que o quórum necessário seja atingido para que haja a abertura da votação. Para que a denúncia de Janot seja analisada pelo STF serão necesssários 342 votos dos 513 deputados presentes no plenário.   


Michel Temer foi denunciado pelo crime de corrupção passiva.   


(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos