Ex-secretário de Eduardo Paes é preso em ação da Lava Jato

SÃO PAULO, 3 JUL (ANSA) - O ex-secretário municipal de obras do Rio de Janeiro durante a gestão do ex-prefeito Eduardo Paes, Alexandre Pinto, foi preso nesta quinta-feira (3) após a Polícia Federal (PF) deflagrar mais um desmembramento da Operação Lava Jato.   


Na operação batizada "Rio, 40 graus", os agentes federais investigam um escândalo sobre contratos de obras públicas firmados na gestão de Paes, que governou entre 2009 e 2016.   


De acordo com o Ministério Público Federal, o esquema criminoso envolve o pagamento de propina a servidores públicos nas esferas municipal e federal, por meio de serviços fictícios de advocacia e entregas de valores em espécies. Todos os envolvidos teriam recebido mais de R$30 milhões em propina.   


O dinheiro teria sido desviado das obras do BRT Transcarioca, construído para a realização das Olimpíadas de 2016, além das intervenções do Programa de Despoluição da Bacia de Jacarepaguá, na zona oeste carioca.   


A PF cumpre nove mandados de prisão preventiva, um de prisão temporária, três conduções coercitivas e 18 de busca e apreensão no Rio de Janeiro, enquanto que há um em Pernambuco. Lá, Laudo Aparecido Dalla Costa Ziani, genro do ex-deputado Pero Correa, foi preso. Outro alvo da ação é a advogada Vanuza Sampaio.   


Além disso, em São Paulo, os agentes também cumprem um mandado de condução coercitiva contra o advogado Luciano Ramos Volk.   


Todos os mandados foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio.   


Alexandre Pinto foi preso em sua casa na zona oeste do Rio, em um condomínio de luxo da região. Em nota, Paes disse que se as acusações contra o ex-secretário forem confirmadas "será uma grande decepção". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos