Constituinte toma posse e ex-chanceler é eleita líder

CARACAS, 4 AGO (ANSA) - Apesar das intensas críticas de governos de diversos países, a Assembleia Constituinte tomou posse na Venezuela nesta sexta-feira (4). A ex-chanceler do país Delcy Rodríguez foi eleita pelos 545 novos representantes como a presidente da Assembleia que terá a missão de reescrever a Carta Magna do país sul-americano.   

Como primeiro vice-presidente foi eleito Aristóbulo Istúriz e o segundo vice-presidente será Isaías Rodríguez.   

"Juro por nossa Constituição defender a Pátria de qualquer agressão e ameaça e defender de frente esse corpo de paz", disse Rodríguez ao ser empossada.   

Durante sua fala, a ex-ministra das Relações Exteriores de Nicolás Maduro destacou ainda que os novos representantes foram eleitos "não para destruir a nossa Constituição, mas para tirar do caminho todos os obstáculos e arbitrariedades ditatoriais que têm impedido exercer a validade material da nossa Constituição.   

"Viemos para defendê-la, viemos para aprofundá-la, para renová-la", acrescentou.   

Para fazer a posse dos 545 representantes eleitos em um pleito que recebeu dezenas de acusações de fraude, centenas de militares venezuelanos fecharam o acesso ao Parlamento. No entanto, perante o local, apenas há manifestações favoráveis ao governo de Maduro.   

A cerimônia ocorre no mesmo local em que a Assembleia Nacional, que é dominada pela oposição e que foi eleita em 2015, atua. No entanto, desde o início de 2016, os poderes dos legisladores foi retirado por Maduro.   

A votação da Assembleia Constituinte foi rejeitada por praticamente todos os países americanos, além da União Europeia e até do Vaticano. Desde que foi convocada, a oposição faz protestos diários contra Maduro e já foram registradas mais de 125 mortes desde o dia 1º de abril. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos