EUA notifica ONU sobre saída do Acordo do Clima de Paris

NOVA YORK, 4 AGO (ANSA) - Os Estados Unidos notificaram a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira (4) sobre a retirada de sua assinatura no Acordo sobre as Mudanças Climáticas, firmado em 2015, em Paris.   

No documento, o Departamento de Estado informa que os EUA deixarão o pacto assim que for possível fazê-lo e que está pronto para negociar um novo acordo. Pelos documentos firmados ainda na administração de Barack Obama, os norte-americanos só poderão deixar, de fato, de cumprir os compromissos assumidos em novembro de 2019.   

"Os EUA estão abertos para comprometer-se novamente com o Acordo de Paris se forem definidos termos mais favoráveis ao país, as suas empresas, aos trabalhadores e aos seus contribuintes", diz o comunicado oficial.   

Segundo o Departamento de Estado, o governo de Donald Trump quer continuar participando das negociações e das reuniões internacionais sobre as mudanças climáticas, incluindo aquelas que definirão a atuação do Acordo de Paris.   

"Os Estados Unidos apoiam uma aproximação equilibrada nas políticas sobre o clima que reduzam as emissões de gases, promovendo o crescimento econômico e garantindo a segurança energética. Trabalharemos na redução da emissão dos gases poluentes através de inovações tecnológicas, trabalhando com outros países para ajudá-los a utilizar os combustíveis fósseis de maneira mais limpa e eficiente", diz ainda a nota.   

Promessa de campanha de Trump, Washington anunciou sua saída do acordo em 1º de junho deste ano e se uniu à Síria e à Nicarágua como os únicos países do mundo a não participarem do pacto.   

No entanto, apesar da esperança do republicano, nenhuma das grandes potências mundiais mostrou interesse em renegociar qualquer cláusula do acordo e todos prometeram seguir adiante com os compromissos firmados mesmo sem os norte-americanos.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos