Roma registra semana mais quente dos últimos 14 anos

ROMA, 4 AGO (ANSA) - A semana de 31 julho a 6 de agosto já entrou para a história como a mais quente que Roma viveu desde agosto de 2003, informou nesta sexta-feira (4) o meteorologista Daniele Izzo, do Centro Epson Meteo (Meteo.it).   

Na quarta-feira (2), a temperatura bateu 40º Celsius e nos outros três dias alcançou 39ºC. A última vez que a cidade italiana registrou um calor tão intenso foi de 4 a 10 de agosto de 2003, quando os termômetros marcaram 39ºC por dois dias seguidos. No entanto, a forte onda de calor que atinge a Itália pode alcançar mais um recorde. Caso os termômetros registrem mais de 40,6ºC, o país terá o dia mais quente desde 04 de agosto de 1981. "Hoje será a última chance para Roma quebrar o recorde de todos os tempos. Será um evento histórico para todo o centro da Itália, a região mais afetada pelo ar quente das áreas do Saara", disse Izzo.   

Além de Roma, outras localidades italianas bateram seus próprios recordes: Alghero (42ºC), Ancona (40ºC), Bolonha (39,6ºC), Campobasso (37,4ºC), Ferrara (42ºC), Florença (41,3ºC), Frosinone (43ºC); L'Aquila (39ºC), Perugia (41ºC) e Potenza (37ºC). Na cidade de Grazzanise, na região da Campânia, a sensação térmica chegou a 54ºC, segundo a Aeronáutica. Apesar dos termômetros marcarem "apenas" 34ºC, a alta umidade do ar causou uma intensa sensação de calor. De acordo com as autoridades, a forte onda de calor deve durar, ao menos, até o próximo sábado (5). Cerca de 30 cidades, incluindo Roma e Milão, estão em alerta vermelho. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos