Coreia promete concluir plano de ataque a Guam em agosto

ROMA, 09 AGO (ANSA) - As Forças Armadas da Coreia do Norte afirmaram que devem completar o plano para atacar a ilha de Guam, território pertencente aos Estados Unidos e situado no oceano Pacífico, até a metade de agosto.   

A declaração foi dada na manhã desta quinta-feira (11) - noite de quarta no Brasil - à agência estatal "KCNA". "Depois vamos esperar pela ordem do comandante em chefe", diz um comunicado do Exército, fazendo referência ao líder do país, Kim Jong-un.   

Além disso, as Forças Armadas de Pyongyang definiram como "um monte de besteiras" a ameaça do presidente dos EUA, Donald Trump, de reagir com "fogo e fúria nunca antes vistos" a eventuais provocações da nação asiática.   

"Só a força absoluta pode funcionar com alguém tão desprovido de razão", afirma a nota, acrescentando que a Coreia do Norte "acompanhará de perto o discurso e o comportamento dos EUA". Na mira de Pyongyang, Guam abriga importantes bases militares norte-americanas no Pacífico, mas as autoridades da ilha garantem que estão preparadas para responder a possíveis agressões.   

Nesta quarta-feira (9), a China, principal parceira comercial da Coreia do Norte, alertou para a situação "altamente complicada e sensível" provocada pela retórica dos dois lados. "Desejamos que todas as partes falem com cautela e se movam com prudência, evitando uma nova escalada da tensão", diz uma nota do Ministério das Relações Exteriores de Pequim.   

O apelo não foi suficiente para impedir o secretário de Defesa dos EUA, James Mattis, de afirmar que as ações feitas por Pyongyang podem "levar ao fim de seu regime e à destruição de seu povo". "Mas estamos trabalhando em uma solução diplomática", garantiu. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos