Empresários holandeses são presos por escândalo de ovos

BRUXELAS, 10 AGO (ANSA) - Ao menos dois diretores da empresa holandesa Chickfriend, com sede na cidade de Barnveld, foram presos nesta quinta-feira (10) por conta do escândalo da venda de ovos contaminados na União Europeia, informa o jornal "De Telegraaf".   

Além das prisões, os policiais ainda fizeram oito ações de busca e apreensão em pessoas ligadas à empresa. De acordo com a mídia local, Martin van B. e Mathijs IJ. haviam apagado seus perfis em redes sociais e fecharam todos os canais de contato com a companhia após a divulgação do escândalo.   

Não está claro ainda o motivo das prisões, já que nenhum problema médico foi relatado pelo consumo dos ovos com níveis do pesticida Fipronil acima do permitido por lei. Mas, a Procuradoria holandesa confirmou a prisão de duas pessoas, sem dar mais detalhes.   

A crise dos "ovos contaminados" estourou publicamente nesta quarta-feira (9), quando a Bélgica acusou a Holanda de saber do problema desde novembro do ano passado e não ter notificado o bloco europeu. Segundo o ministro da Agricultura belga, Denis Ducarme, suas entidades de vigilância detectaram a contaminação do alimento assim que ele entrou no país.   

Na última segunda-feira (7), a UE notificou formalmente as autoridades sanitárias do Reino Unido, França, Suíça e Suécia sobre os lotes que continham os ovos com fipronil, após ter recebido a notificação holandesa no dia 3 de julho. No entanto, diversos países europeus começaram a checar os lotes holandeses e retiraram milhares de ovos dos mercados.   

De acordo com a Food Standards Agency (FSA), que faz o controle alimentar no Reino Unido, cerca de 700 mil ovos in natura contaminados estavam à venda no país, o que representa 0,007% da quantidade do alimento consumido por ano pelos britânicos.   

Além disso, outros 13 produtos que levam ovos em sua composição, como sanduíches, por exemplo, também foram retirados. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos