Trump diz que EUA está pronto para atacar Coreia do Norte

ROMA, 11 AGO (ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu um ultimato nesta sexta-feira (11) à Coreia do Norte e anunciou que as instalações militares norte-americanas estão prontas para serem usadas em uma guerra. "As medidas militares estão a postos caso a Coreia do Norte aja com imprudência. Esperamos que Kim Jong-un encontre uma outra saída", escreveu o magnata republicano no Twitter.   

A declaração de Trump veio após uma semana de provocações com a Coreia do Norte, que ameaçou explicitamente atacar a ilha de Guam, território norte-americano no Oceano Pacífico. O regime de Pyongyang também fez mais uma ameaça aos EUA nesta sexta-feira, dizendo que transformará o país em "cinzas".   

A escalada de tensão entre os dois países preocupa a Ásia.   

Nações como Japão, Coreia do Sul, Rússia e, principalmente, a China, fizeram apelos para que EUA e Coreia do Norte busquem o diálogo para resolver as divergências. "As duas partes deveriam fazer mais para conter a tensão, além de evitarem iniciativas de demonstração de força", disse o porta-voz do ministro das Relações Exteriores de Pequim, Geng Shuang. A chanceler alemã, Angela Merkel, também criticou a situação.   

"Não há uma solução militar para a crise com a Coreia do Norte.   

A retórica da escalada é uma resposta errada", disse. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos