PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Itália acha ovos contaminados em fábrica de massa fresca

25/08/2017 18h45

ANCONA, 25 AGO (ANSA) - As autoridades da região de Marcas, no centro da Itália, encontraram ovos contaminados pelo inseticida Fipronil em uma unidade de produção de massa fresca na cidade de Civitanova Marche.   

Segundo o instituto sanitário local, as amostras tinham índices da substância equivalentes a 0,033 mg/kg, valor ainda bastante inferior à cifra considerada de "toxicidade aguda", que é de 0,72 mg/kg. "Os ovos provêm de um centro de empacotamento em Castelfidardo, que os recebera de uma empresa de Ostra Vetere", diz uma nota do governo regional.   

De acordo com o comunicado, o centro de empacotamento determinou o bloqueio da comercialização dos ovos do lote em questão. Na última terça-feira (23), a Itália já havia apreendido mais de 90 mil ovos possivelmente contaminados por Fipronil, um inseticida considerado "moderadamente tóxico" para o consumo humano.   

O escândalo estourou no início de agosto, na Bélgica e na Holanda, mas já envolve granjas de outros países da União Europeia, que são acusadas de colocar no mercado produtos adulterados. Ainda assim, as autoridades garantem que os níveis de inseticida encontrados nos ovos não são suficientes para prejudicar a saúde. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Internacional