Ação de ataque a trem na Itália em 1984 terá que ser refeita

FLORENÇA, 4 SET (ANSA) - O processo que investiga o atentado contra um trem que ia de Nápoles a Milão em 1984, que deixou 16 mortos e 267 feridos, terá que recomeçar do zero porque o juiz responsável pela ação irá se aposentar, informou a Justiça da Itália nesta segunda-feira (4).   

Conhecido como o "ataque do Rápido 904", como era chamada a linha, tem como único acusado o famoso chefe mafioso da Cosa Nostra, Salvatore 'Totò' Riina, considerado o mais sanguinário dos mafiosos italianos e que tem "em seu currículo" 19 condenações de prisão perpétua.   

De acordo com a lei italiana, assim que o juiz Salvatore Giardina se aposentar, fato que ocorre em 1º de outubro, terão que ser ouvidos novamente todas as testemunhas ouvidas em primeira instâancia, além do interrogatório de seis 'boss' mafiosos que tinham sido convocados para serem ouvidos na Corte de Apelação.   

"A necessidade de renovar o debate sobre o caso de apelo da procuradoria contra uma sentença fundamentada sobre provas descende de uma consolidada jurisprudência da Corte Europeia de Direitos Humanos, amplamente aprovada pela Corte de Cassação antes mesmo das mudanças feitas no judiciário em julho, que simplesmente adequou a formulação da norma", informou o Ministério da Justiça.   

Por sua vez, o advogado da parte civil do processo, Danilo Ammannato, afirmou que "do ponto de vista das famílias, há muito desconforto porque depois de tantos anos ainda não chegamos a nada".   

"Mas, trata-se de uma lei do Estado e nós podemos fazer pouco sobre isso. Infelizmente, essa é uma dupla coincidência: a lei entrou em vigor em 3 de agosto e a aposentadoria do presidente da Corte ocorre em outubro. Há quase nada para fazer", finalizou Ammannato. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos