Morte de Regeni causou ferida em relação com Egito,diz Alfano

ROMA, 4 SET (ANSA) - O ministro das Relações Exteriores da Itália, Angelino Alfano, afirmou nesta segunda-feira (4) que a morte do jovem pesquisador Giulio Regeni foi uma "grave ferida" na relação entre o governo de Roma e o Egito, mas que as relações diplomáticas precisam continuar.   

"O Egito é uma parceiro indissolúvel para a Itália, assim como a Itália é imprescindível para o Egito. Apesar disso, o dia da localização do cadáver de Giulio Regeni foi um duro golpe para as relações bilaterais. O homicídio de Regeni é uma grave ferida para as nossas consciências, para todos nós e para todo o país", disse Alfano durante uma sessão com membros do Parlamento.   

No último dia 14, o governo italiano anunciou que o embaixador italiano Giampaolo Cantini voltaria para o Cairo, em um ato que gerou muitos protestos dos familiares e amigos do pesquisador.   

Regeni foi encontrado morto no dia 3 de fevereiro de 2016 na periferia de Cairo, com sinais de tortura e sem parte de suas roupas. Ele havia desaparecido no dia 25 de janeiro e estava no país para fazer uma tese sobre a economia local e os sindicatos independentes.   

Até hoje, não se sabe quem matou o jovem que tinha 28 anos, mas diversas publicações internacionais acusaram o governo egípcio de ter assassinado o estudante por acreditar que ele era um espião.   

"Continuaremos a apoiar a busca pela verdade sobre Giulio Regeni em todas as sedes, incluindo na instituição britânica para a qual ele estava fazendo sua pesquisa. Os magistrados egípcios satisfizeram apenas de maneira parcial as crescentes perguntas contidas nas investigações. Um novo encontro entre as duas procuradorias [Cairo e Roma] deve ser feita em setembro", disse ainda Alfano. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos