Papa grava mensagem em vídeo antes de viagem à Colômbia

CIDADE DO VATICANO, 4 SET (ANSA) - O papa Francisco enviou uma videomensagem para os colombianos nesta segunda-feira (4), dois dias antes de chegar a Bogotá, onde pede que o povo seja "irmão e não inimigo".   

"Serei como um peregrino da esperança e da paz, para celebrar com vocês a fé no nosso Senhor e também para aprender sobre a nossa caridade e sobre a vossa perseverança na busca da paz e da harmonia", disse Francisco.   

"A paz é aquilo que a Colômbia busca e para atingi-la trabalha há muito tempo. Uma paz estável, duradoura, para que possamos nos tratar como irmãos e não como inimigos", acrescentou.   

Segundo Jorge Mario Bergoglio, sua viagem terá como lema "fazer o primeiro passo" para conseguir atingir a paz na sociedade, como uma forma de lembra que "para qualquer atividade ou projeto, nós precisamos dar o primeiro passo".   

"Isso atinge também a sermos os primeiros a amar, a construir pontes, a criar a fraternidade. Dar o primeiro passo nos encoraja e nos faz sair para andar ao encontro do outro, a estender a mão e a trocar o sinal da paz", disse ainda.   

O Vaticano foi um dos principais intermediários para que o governo da Colômbia e a ex-Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) conseguissem alcançar um acordo de paz que pôs fim há mais de 50 anos de guerra.   

A viagem de Francisco, entre os dias 6 e 11 de setembro, será uma forma de marcar a atuação da Igreja Católica nesse processo e contará com encontros com vítimas e familiares de vítimas do ex-grupo guerrilheiro, que agora é um partido político.   

"Que essa visita seja como um abraço fraterno a cada um de vocês e que se sinta o consolo e a tenacidade do Senhor", concluiu o Pontífice em seu vídeo. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos