Após reunião,Índia e China dizem ter 'relações construtivas'

NOVA DÉLI, 5 SET (ANSA) - O presidente da China, Xi Jinping, e o premier indiano, Narendra Modi, se reuniram nesta terça-feira (5) às margens da reunião entre os líderes dos Brics (Brasil, Rússia,China, Índia e África do Sul) e disseram que as relações estão "construtivas".   

Segundo os dois líderes, a existência de um clima sem tensões e estável nas fronteiras entre as duas nações "são pré-requisitos para o desenvolvimento positivo das relações entre Índia e China".   

O porta-voz do governo de Nova Déli, Subrahmanyam Jaishankar, o encontro demorou "pouco mais de uma hora" em que debateram temas referentes "à última década e ao futuro das relações".   

"Xi e Modi confirmaram hoje o que já haviam dito em junho, em Astana, e que tudo será feito até que as divergências entre os dois países não resultem mais em disputas. A paz e a estabilidade são essenciais para as boas relações", acrescentou o representante.   

Apesar do discurso, nas últimas semanas, diversos conflitos surgiram na região. O mais divulgado deles foi uma briga entre militares dos dois países em Doklam, sem o uso de armas, local em que a China tem um projeto de construção para uma estrada.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos