Catedral em homenagem a Madre Teresa é inaugurada em Kosovo

PRISTINA, 5 SET (ANSA) - Nos 20 anos da morte de Madre Teresa de Calcutá, e há um ano de sua canonização no Vaticano feita pelo papa Francisco, foi inaugurada em Pristina, capital de Kosovo, uma nova catedral católica em homenagem à "irmã dos mais pobres".   

A construção da catedral dedicada à "Nene Teresa", como é chamada pelo povo local, começou em 2005 durante a presidência de Ibrahim Rugova, um político muito ligado ao Vaticano.   

A cerimônia de inauguração da catedral católica foi transmitida ao vivo pelas emissoras de TV do Kosovo e contou com a presença de autoridades e líderes religiosos, incluindo o enviado do Papa, o cardeal Ernet Simoni.   

Durante sua homilia na celebração, o religioso lançou um apelo para que as pessoas sigam o exemplo da religiosa e ajudem os pobres ao redor do mundo.   

Já o presidente do país, Hashim Thaci, disse durante o evento que "a catedral de Pristina é um lugar religioso que conta a nossa história".   

"Santa Teresa tinha um coração grande pelo mundo inteiro. Há um ano, estava presente na cerimônia presidida pelo Papa. Como símbolo de bondade, amor e solidariedade com as pessoas que sofrem, Santa Teresa promoveu os nossos valores em todo o mundo", destacou Thaci.   

Com etnia albanesa, Agnes Gonxha Bojaxhiu nasceu em Skopje (que hoje faz parte da Macedônia), mas seus pais são de Prizren, no sul de Kosovo.   

Além da catedral, Pristina abriga uma estátua e um grande boulevard em homenagem à santa católica. Outra estátua dela também existe em Kline, uma pequena cidade próxima à capital e que tem a maioria dos habitantes professando a fé católica. Já Letnica tem uma igreja dedicada à irmã religiosa.   

Os cerca de dois milhões de habitantes do Kosovo são, em sua maioria, de etnia albanesa e religião muçulmana, mas a vida de Madre Teresa também causa simpatia em pessoas que não professam a mesma fé. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos